sábado, 8 de agosto de 2009

Sobre o pierrot-retrocesso...


Sabe o pierrot-retrocesso? O de "Faz parte do meu show", do Cazuza? Já parou pra pensar o que/quem seria o pierrot-retrocesso? Bem, a primeira coisa que me vem a cabeça é o personagem da Commedia dell'Arte, o pierrot apaixonado pela Colombina chorando de amores, aquela imagem de uma fantasia de carnaval com uma lágrima no rosto, trocado pelo Arlequim.
Mas, e o pierrot-retrocesso? O que Cazuza quis dizer, hã? Levando em consideração as caraterísticas do personagem, que é tido como inocente, fácil de enganar, louco, sonhador e mesmo sendo passado pra trás, ele continua a confiar nas pessoas. E a leitura de outras letras de Cazuza, como em "Não Amo Ninguém", quando ele diz: "Se todo alguém que ama/ Ama pra ser correspondido/ Se todo alguém que eu amo/ É como amar a lua inacessível/ É que eu não amo ninguém/ Não amo ninguém/ Eu não amo ninguém, parece incrível/ Não amo ninguém/ E é só amor que eu respiro." Eu fico pensando nas semelhanças do eu-Cazuza e do eu-Pierrot, ambos não eram correspondidos. Esta aí, o pierrot-retrocesso! Apesar de nunca se dar bem no amor, sempre sofrer, chorar, sentir essa dor nada miúda nesse "vão entre as costelas", como diria Adélia Prado, ele esquece. Esquece tudo que passou, volta ao início(retrocede) e ama de novo e de novo e de novo. Sabe o que é mais ridículo? No mundo, em pleno século XXI, em que amar é tão brega, ainda existem pierrot(s)-retrocesso e tão "Exagerados" quão Cazuza. Droga! =T

9 comentários:

  1. bela esse ta publica nos confundidos visse...
    muitto massa....

    ResponderExcluir
  2. pode cre a mais pura verdade .... vivo num clipe sem nexo pierrot rotrocesso meio bossa nova e rock `n roll....

    ResponderExcluir
  3. Melhor interpretação já feita!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa análise, interpretação interessante. O Cazuza, talvez, vivera em tonalidade persistente contra a homofobia, talvez mais intensa naquela época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cazuza inconscientemente nunca saiu do édipo. Ele viveu ''preso'' a sua mãe, pois o interdito não foi forte o suficiente para ele deixar o amor de menino pela mãe. E pelo que li na biografia da mãe dele, ela mesmo disse que nunca se sentiu mãe do Cazuza, mas muito mais uma ''amiga''. Então esse pierrot retrocesso remete a aquele menino inocente que corre em círculos atrás de um amor que como ele mesmo bem disse ''é como amar a lua inacessível'', pois é sua mãe. Cazuza nem ligava pra homofobia, esse termo talvez nem existisse nos anos 70-80. E além do que ele era da elite artística, da zona sul do RJ e de família rica, ou seja, não podia estar em um lugar mais distante de homofobia!

      Excluir
  5. Boa interpretação com exceção da linha final onde língua e simbolismo se confundem e criam margens pra outras múltiplas interpretações que comprometem o texto por completo.

    ResponderExcluir
  6. Em tantas maldades, eu ainda tenho um coração ❤️‍🩹 fiquem com Deus ❤️‍🔥

    ResponderExcluir
  7. Nossa!!! Lindo D+!!! Eu sou um Pierrot-Retrocesso Maravilhoso isso, andando em Círculo tentando achar uma Amor que nos Corresponde....🥰🥰🥰

    ResponderExcluir